Pesquisar propriedade ou conteúdo

Comprar imóvel

Comprar imóveis – passo a passo

Sonhar com comprar um imóvel é fácil. Concretizar o sonho pode ser mais complicado! Saber onde comprar e que imóveis representam uma boa opção pode ser moroso e confuso. Mas não desespere: a Fastighetsbyrån está aqui para ajudar.

  • Tenha bem claro logo desde o início o que procura no seu imóvel, para se concentrar em casas que cumprem os seus requisitos. Comece por procurar em fastighetsbyran.pt para conhecer os nossos imóveis atuais e configure o serviço de alerta gratuito para estar atualizado sobre todas as propriedades que satisfazem os seus critérios.

  • Quando localizar uma vivenda ou apartamento que queira ver melhor, diga-nos e a Fastighetsbyrån pode ajudá-lo a planear a sua visita.

    Podemos organizar as visitas aos imóveis que quiser inspecionar e também estaremos disponíveis para lhe mostrar as localizações do seu interesse. O nosso pessoal especializado pode responder a todas as suas perguntas, desde a localização da praia e do campo de golfe, até aos melhores estabelecimentos para saborear uns petiscos.

    Recomendamos que reserve tempo para conversar na nossa agência sobre os imóveis vistos ou para ver mais vivendas e apartamentos. Não existe qualquer pressão nem stress, pelo que pode usar o tempo da forma mais flexível possível. Em todas as fases, vamos escutar os seus requisitos e ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito. 

  • Os preços dos imóveis que vendemos foram acordados com os vendedores com base num valor de mercado estimado. Um vendedor normalmente fecha o negócio com um comprador que esteja preparado para pagar o preço anunciado; subir o preço não é comum.

    A Fastighetsbyrån regista e comunica todas as ofertas recebidas. O nosso serviço online de “proposta mais recente” proporciona uma visão global das propostas dos potenciais compradores.

  • A secção seguinte expõe as dúvidas mais frequentes sobre as propostas de compra e as negociações. Não hesite em contactar-nos se não encontrar aqui o esclarecimento para a sua dúvida.

    É sempre necessário um processo de proposta/negociação?
    Não. Se o vendedor estiver disposto a vender ao preço indicado e o comprador estiver disposto a pagá-lo, então não serão necessárias propostas e negociações. As negociações apenas acontecem se o comprador quiser discutir o preço.

    A que se refere o preço inicial?
    O preço inicial indicado nos nossos anúncios de imóveis reflete um valor estimado com base nas atuais condições de mercado. O preço final pode ocasionalmente diferir consideravelmente deste preço, dependendo do interesse e da procura de um determinado imóvel.

    Quem representa o agente imobiliário?
    O agente é um mediador imparcial entre o vendedor e os potenciais compradores. Deste modo, não pode trabalhar como representante de qualquer das partes, devendo auxiliar tanto o comprador como o vendedor.

    O imóvel é vendido automaticamente a quem fizer a maior proposta?
    Não. Cabe ao vendedor a decisão final sobre o comprador e o preço. O vendedor não é obrigado a aceitar a proposta mais elevada nem a vender ao preço anunciado. 

    Tenho de comprar se tiver feito uma proposta?
    Não. As partes não estão legalmente obrigadas a cumprir qualquer proposta, mesmo que esta tenha sido feita por escrito.

    Posso retirar a minha proposta?
    Sim. Tanto o comprador como vendedor podem cancelar uma venda em qualquer altura até à assinatura do contrato de compra e venda.

    O agente imobiliário pode prometer uma venda a um comprador específico?
    Não. O agente não pode tomar quaisquer decisões sobre a venda em si. O agente deve deixar bem claro aos potenciais compradores que a decisão final cabe ao vendedor. No entanto, o agente pode proporcionar ao vendedor conselhos profissionais sobre a escolha entre potenciais compradores.

    Como faço a minha proposta?
    Todas as propostas são submetidas ao agente, que depois as reencaminha para o vendedor. Apenas este pode decidir se aceita ou não uma proposta por qualquer motivo. O agente não pode rejeitar propostas por iniciativa própria.

    A minha identidade será revelada a outros candidatos ou ao vendedor?
    Os potenciais compradores não podem conhecer a identidade de quaisquer outros candidatos; o vendedor tão-pouco pode saber quem é o potencial comprador enquanto não for celebrado um acordo escrito

  • Enquanto comprador, você é responsável por inspecionar minuciosamente o imóvel antes de assinar o contrato de compra e venda. Se detetar algo que possa indicar um defeito ou falha, deve denunciá-lo imediatamente. Pode recorrer a um profissional para ajudá-lo neste processo, mas deve cobrir os custos incorridos, que não são da responsabilidade do vendedor.

    É frequente a pessoas pensarem que o vendedor é responsável por estes encargos. Isto pode ocorrer em alguns casos, mas não na grande maioria. Enquanto comprador, você é responsável por inspecionar minuciosamente o imóvel antes de assinar o contrato de compra e venda. E é importante que denuncie qualquer indicação de defeito ou falha. Em termos gerais, as vivendas e apartamentos são vendidos “conforme vistos” relativamente à sua idade, preço e uso. Fale com o agente para obter mais informação sobre as suas responsabilidades.

    Ao inspecionar um imóvel, certifique-se de que:

    - usa uma lanterna para examinar atentamente as áreas com pouca luz;
    - levanta carpetes para verificar a condição dos pisos;
    - vê atrás das cortinas para verificar o estado de paredes, janelas e persianas;
    - examina todos os componentes do imóvel, nomeadamente o sótão, a cave e quaisquer terrenos;
    - presta especial atenção à fachada e ao telhado;
    - verifica quaisquer outros edifícios ou instalações, como garagens, poços ou canalizações, que pertençam à propriedade.

    Em termos gerais, as vivendas e apartamentos são vendidos “conforme vistos” relativamente à sua idade, preço e condição. Fale com o agente para obter mais informação sobre as suas responsabilidades, mas lembre-se que não compete àquele realizar a inspeção.

  • Quando você e o vendedor chegarem a um acordo, iremos preparar um contrato de compra e venda com o preço, a data de aquisição e outras informações relevantes. Nesta fase, terá de pagar um sinal e confirmar a sua intenção de fechar o negócio, pelo que deve conseguir o financiamento suficiente para este efeito.

    Na data acordada de aquisição, você e o vendedor reúnem-se num cartório notarial, que vai preparar a escritura pública de compra e venda e tratar de todos os aspetos legais como a confirmação das identidades das partes e comprovar a situação legal da vivenda ou do apartamento.

    Além de preparar esta reunião, também podemos acompanhá-lo, se assim desejar. 

  • Parabéns! Agora já tem a casa dos seus sonhos!

    Está quase na hora de descontrair, mas ainda existem alguns detalhes práticos a resolver como registos, pagamentos de impostos e contratos de serviços públicos. Mas não se preocupe: se preferir passar o seu tempo a desfrutar do sol, então deve fazê-lo. A Fastighetsbyrån oferece um serviço adicional que tratará por si de toda esta documentação, pelo que apenas tem de desfrutar da sua nova casa e explorar os arredores.

    Se tiver dúvidas ou perguntas depois de comprar o imóvel, pode naturalmente contactar-nos. Estamos aqui para ajudar.

  • Parabéns! Agora já tem a casa dos seus sonhos!

    Está quase na hora de descontrair, mas ainda existem alguns detalhes práticos a resolver como registos, pagamentos de impostos e contratos de serviços públicos. Mas não se preocupe: se preferir passar o seu tempo a desfrutar do sol, então deve fazê-lo. A Fastighetsbyrån oferece um serviço adicional que tratará por si de toda esta documentação, pelo que apenas tem de desfrutar da sua nova casa e explorar os arredores.

    Se tiver dúvidas ou perguntas depois de comprar o imóvel, pode naturalmente contactar-nos. Estamos aqui para ajudar.

  • “Os defeitos ocultos” correspondem a anomalias ou falhas que o comprador desconhece e que de uma forma razoável não poderia ter descoberto quando realizou a compra. Para que um vendedor possa ser responsabilizado por um defeito oculto, este deve resultar numa divergência em relação ao que o comprador poderia esperar razoavelmente do imóvel. 

    Por exemplo, como comprador, você não pode esperar razoavelmente que uma bomba de piscina com 20 anos funcione perfeitamente: deve perceber que provavelmente terá de substituir a bomba no futuro imediato.