Pesquisar propriedade ou conteúdo

Comprar imóvel

As responsabilidades do comprador

Enquanto comprador, você é responsável por inspecionar minuciosamente o imóvel antes de assinar o contrato de compra e venda. Se detetar algo que possa indicar um defeito ou falha, deve denunciá-lo imediatamente. Pode recorrer a um profissional para ajudá-lo neste processo, mas deve cobrir os custos incorridos, que não são da responsabilidade do vendedor.

É frequente a pessoas pensarem que o vendedor é responsável por estes encargos. Isto pode ocorrer em alguns casos, mas não na grande maioria. Enquanto comprador, você é responsável por inspecionar minuciosamente o imóvel antes de assinar o contrato de compra e venda. E é importante que denuncie qualquer indicação de defeito ou falha. Em termos gerais, as vivendas e apartamentos são vendidos “conforme vistos” relativamente à sua idade, preço e uso. Fale com o agente para obter mais informação sobre as suas responsabilidades.

Ao inspecionar um imóvel, certifique-se de que:

- usa uma lanterna para examinar atentamente as áreas com pouca luz;
- levanta carpetes para verificar a condição dos pisos;
- vê atrás das cortinas para verificar o estado de paredes, janelas e persianas;
- examina todos os componentes do imóvel, nomeadamente o sótão, a cave e quaisquer terrenos;
- presta especial atenção à fachada e ao telhado;
- verifica quaisquer outros edifícios ou instalações, como garagens, poços ou canalizações, que pertençam à propriedade.

Em termos gerais, as vivendas e apartamentos são vendidos “conforme vistos” relativamente à sua idade, preço e condição. Fale com o agente para obter mais informação sobre as suas responsabilidades, mas lembre-se que não compete àquele realizar a inspeção